SEM: Google para de exibir anúncios na lateral direita das pesquisas

Por Caio Monteiro RSS

SEM Search Engine Marketing

É oficial: você não irá ver mais anúncios de links patrocinados na lateral direita das SERPs (Search Engine Results Page). Mas o que muda com isso? 

Considero esta uma grande mudança, que trará impactos em todos os sentidos. Podemos começar falando sobre o quesito usabilidade. Talvez, esta seja a mudança mais positiva e a que mais colaborou para que isso acontecesse. Com o número de pesquisas mobile ultrapassando o desktop, nada melhor que unificar a estrutura do layout das SERPs, deixando o foco sempre no centro da tela, garantindo uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, maior visibilidade aos anunciantes. 

Outro fator que pode ser considerado benéfico é que agora, mais do que nunca, o trabalho de otimização da página de destino e do profissional de Google Adwords será ainda mais valorizado. Isso porque a principal briga agora será pelas três primeiras posições, e isso certamente se tornará bem mais difícil e competitivo. Dessa forma, será necessário trabalhar para que as palavras-chave tenham um excelente índice de qualidade, e isso só é adquirido com base na qualidade dos anúncios e das páginas de destino. 

O principal problema é que, como todos sabem, o Google Adwords é um leilão e infelizmente não é somente o índice de qualidade que vai determinar a posição dos anúncios, mas também – e principalmente – o CPC (custo por clique). 

Sem nenhuma dúvida, essa mudança irá impactar significativamente nos custos por cliques. Em determinados setores, imagino que chegaremos a valores bem altos para um lance de primeira página e isso pode ser bastante prejudicial para pequenos e médios anunciantes. 

Também foi anunciado que no novo layout das SERPs poderemos ter situações em que aparecerão quatro ou mais anúncios na parte superior. O Google chamou essas situações de exceções e as classificou de duas maneiras: PLA (Product Listing Ad) e pesquisas extremamente comerciais. 

Fui conferir se já estão identificando pesquisas extremamente comerciais e, realmente, já podemos observar quatro anúncios no topo das SERPs. 

SERP

Os demais anúncios agora ficarão apenas na parte inferior, abaixo dos resultados orgânicos. O que, ao meu ver, não é uma posição nada privilegiada. 

SERP 2

Em resumo, é preciso aguardar para sentir os efeitos dessa mudança, mas com certeza foi uma alteração de bastante impacto para as pesquisas. O fato de termos os layouts do mobile e do desktop mais similares, sem dúvidas é um grande avanço do ponto de vista da usabilidade, mas por outro lado, é preciso sentir os efeitos que isso irá acarretar nos custos por cliques.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!

Caio Monteiro é diretor da ContraMestre Agência Digital e especialista em SEM.

Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar