Ex-executivo da Apple: 'Tim Cook não é bom líder, nem apaixonado por tecnologia'

Por Redação em | 19.12.2012 às 15h20

David Sobotta

David SobottaDavid Sobotta, ex-diretor federal do grupo de vendas da Apple, declarou que o atual CEO da companhia, Tim Cook, é inseguro, não tem perfil de liderança e não é apaixonado por tecnologia. O ex-executivo da companhia da maçã escreveu um livro digital ('The Pomme Company') contando a respeito da sua experiência durante 20 anos como funcionário da Apple. 

Durante uma entrevista para o ReadWhrite, Sobotta falou tudo o que pensava a respeito de Tim Cook e seu perfil como líder. "Bem, para começar, Cook não é uma pessoa do povo (...) Não sinto lealdade pessoal nele, e eu suspeito que os funcionários já entenderam isso", disse.

Ele também declarou durante a entrevista que Cook tem medo de estar errado, e isso, segundo Sobotta, é uma característica de gestão muito forte na Apple devido à maneira como Steve Jobs comandava a companhia. "Você não pode cometer erros na Apple e ganhar uma segunda chance. Isso muitas vezes dificulta a tomada de decisões e cria certa agressividade entre equipes que deveriam se ajudar."

Outra parte da entrevista que chama a atenção é quando Sobotta diz que nunca sentiu que Tim Cook tinha paixão por tecnologia, diferente de Steve Jobs e outros grandes engenheiros da empresa. Além disso, o ex-executivo da maçã ainda diz que a preferência do CEO é para lidar com planilhas e números: "Ele não é um líder natural. Ele é um gerente".

Muito já foi dito a respeito do perfil de gestão e liderança de Tim Cook. Talvez grande parte se deva a comparativos entre ele e Steve Jobs, que possuía um perfil único e que era a cara da companhia. Mas será que todos os funcionários, ou a maioria deles, também pensa como Sobotta?

Leia a Seguir

Comentários