Mitos e verdades da implantação de um ERP

Por Colaborador externo RSS | em 03.06.2014 às 16h50

ERP

Por William Ramalho*

Os sistemas ERP (Enterprise Resourse Planning) têm por objetivo minimizar a complexidade do acompanhamento isolado de cada processo dentro de uma empresa, funcionando como um grande arquivo, com dados que interagem e se realimentam a cada nova informação que é gerada ou inserida. 

A implantação de um ERP gera muitas mudanças em todas as áreas de uma empresa. Esses impactos transformam tanto a rotina das pessoas, como os processos. Para esclarecer alguns questionamentos, William Ramalho, PMP e Gerente de Projetos da Mega Construção, empresa que faz parte do Grupo Mega Sistemas Corporativos, apresenta alguns mitos e verdades sobre a implantação de um ERP. 

ERP é um sistema complexo que só atende algumas modalidades de negócio

Mito. As empresas desenvolvedoras de ERP a cada dia se empenham para desenvolver funcionalidades ainda mais simplificadas e customizadas para cada tipo de negócio. Existem diferentes sistemas habilitados para atender as demandas dos mais diversos setores, como indústria, construção civil, logística, agronegócios, dentre outros. Também existem sistemas híbridos, que se adaptam a qualquer tipo de empresa e são focados em automatizar processos administrativos, contábeis e financeiros, por exemplo.

Os funcionários podem apresentar resistência à implantação do sistema

Verdade. A maioria das pessoas, pelo menos a princípio, é resistente a mudança. Até pequenas modificações no dia a dia são, muitas vezes, encaradas com maus olhos. “A resistência na implantação de um ERP é ocasionada por diversos motivos, como o receio de não se adaptar à nova plataforma, medo de reestruturações em suas tarefas e até de demissões, devido a otimização de processos ou de erros passados que podem ser evidenciados”, afirma Ramalho. “Nesse momento é importante que a alta direção da empresa se comprometa e esteja presente, garantindo uma comunicação transparente com toda a equipe”, complementa. 

Implantar sistemas em empresas pequenas tem alto custo

Mito. As pequenas empresas se amedrontam pelo investimento inicial, mas devem encarar como sendo de longo prazo. Além disso, têm que levar em conta os benefícios, como a diminuição de retrabalho, erros que são evitados e visão gerencial mais eficaz. Para Ramalho, empresas menores podem optar por utilizar apenas alguns módulos de todo o sistema, reduzindo, assim, o custo e facilitando a implantação do ERP.

Treinamento é necessário

Verdade. Muitas dificuldades surgem na implantação de sistemas e é fundamental que os funcionários estejam treinados e preparados para enfrentá-las. “Treinamento adequado é imprescindível para o sucesso empreitado e, sobretudo, para garantir que o desempenho do sistema seja o esperado pela empresa contratante”, finaliza Ramalho. 

Implantação é lenta e demorada

Mito. Uma implantação bem conduzida, ou seja, que tem envolvimento da alta gestão e comprometimento do time de projeto, dificilmente se arrasta além do planejado. Situação muito corriqueira quando a empresa determina a implantação do ERP, mas junto com isso força a equipe nas metas do dia a dia ou em outros projetos internos. 

Alteração na cultura da empresa

Verdade. Muitas empresas têm dificuldade em se adaptar a mudanças e um projeto de alteração de ERP pode impactar no jeito que a empresa funciona (cultura), principalmente quando o sistema que está sendo substituído não é integrado, ou até mesmo quando as informações gerenciais não são obtidas diretamente de painéis gerenciais do sistema. Nesta situação, o envolvimento de um profissional sênior ou até mesmo o envolvimento mais operacional da diretoria é fundamental para a adaptação da empresa a nova cultura.

*William Ramalho é PMP e Gerente de Projetos da Mega Construção, fala sobre as principais questões que preocupam empreendedores e gestores

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar