Estudo: clientes estão insatisfeitos com provedores de internet no Brasil

Por Redação em | 15.06.2013 às 15h10

internet

Os usuários de provedores de internet na região Sudeste não estão satisfeitos com os serviços prestados pelas operadoras, aponta pesquisa realizada pela Proteste (Associação de Consumidores) sobre esse produto. O estudo também constatou que as empresas precisam melhorar urgentemente os produtos oferecidos e seu atendimento ao cliente.

Entre as empresas pior avaliadas, que obtiveram notas abaixo de 5, estão NET Virtua, UOL e Oi Velox, com reclamações dos usuários acerca de problemas com instabilidade, relação custo-benefício e insatisfações gerais. A provedora que recebeu a melhor avaliação dos consumidores foi a GVT, com nota 7, mas a empresa ainda possui área de cobertura reduzida.

A pesquisa mostrou que 24% dos entrevistados utilizam seu provedor de internet há um ano ou menos, seguidos de perto por 18%, que utilizam determinado serviço há dois anos. Ao todo, a região possui 8 opções de provedores e a liderança do setor está distribuída, respectivamente, entre Oi Velox (28%), NET Virtua (20%) e GVT (13%). A maioria dos entrevistados também afirmou que nunca trocou de provedor, algo completamente diferente de países desenvolvidos, onde a oferta por este serviço é muito maior, o que acirra ainda mais a competição e faz com que os níveis de qualidade sejam elevados.

A avaliação positiva da GVT é tanto por seu serviço de internet, que inclui a banda larga de até 150Mb/s, e também no parecer de seus clientes com relação a imagem da empresa. Até o momento, os serviços da operadora estão disponíveis em 138 municípios brasileiros e devem chegar a cidades como São Paulo somente no segundo semestre deste ano. 

O estudo do Proteste ainda analisou as habilidades dos internautas e os tipos de contratos de prestação de serviços. A pesquisa usou como amostra 813 internautas, com idade média de 44 anos, moradores da região Sudeste e com escolaridade entre ensino médio completo e superior incompleto. Em média, o gasto mensal do brasileiro com internet gira em torno de R$ 105, com os pacotes mais baratos (só com internet) custando cerca de R$ 70 e os mais caros (combo telefone, internet e TV a cabo) saindo por R$ 159 ao mês.

Além disso, a pesquisa também mostrou que os planos mais populares entre os consumidores consultados são os com apenas conexão com a internet, seguidos pelos combos. As conexões mais usadas são via cabo ou fibra ótica (34%) e ADSL/VDSL (33%). A velocidade de download mais usada na região é de 10Mbps e de upload, 1Mbps — ambas muito longe dos padrões seguidos em países desenvolvidos.

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