1

Satisfação dos consumidores com iPhone diminui, afirma estudo

Por Redação em | 21.05.2013 às 17h03

iphone

Os consumidores que optaram por adquirir um iPhone são os mais satisfeitos no mercado norte-americano, mas esse índice apresentou redução em comparação a 2012, segundo pesquisa da American Customer Satisfaction Index. A Maçã recebeu pontuação de 81, em uma escala até 100, neste ano, reduzindo dois pontos em relação ao ano anterior quando registrou 83 pontos de satisfação.

No mesmo período, a satisfação dos consumidores com os aparelhos Motorola subiu, passando de 73 para 77 pontos. A Nokia apresentou crescimento de 1%, passando de 75 pontos em 2012 para 76, enquanto a Samsung foi a empresa que apresentou o maior ganho no período com aumento de 7%, passando de 71 para 76.

"A melhora da Samsung é, até o momento, a maior para qualquer fabricante de celulares", afirma o relatório da ACSI. "No entanto, a Samsung continua bem atrás da líder Apple". Os novos dispositivos da empresa sul-coreana, como o Galaxy S4, garantiram o aumento da confiança dos consumidores na marca e sua popularidade. Já o iPhone 5 não foi considerado uma grande novidade em comparação às versões anteriores da linha. A HTC e a LG também apresentaram declínio na satisfação dos clientes, fechando, respectivamente, com 72 e 71 pontos, e a BlackBerry manteve sua pontuação do ano anterior, com 69 pontos.

Satisfação consumidores ACSReprodução: CNET

Além da satisfação dos clientes com as fabricantes de dispositivos, a pesquisa também analisou como os consumidores estão se sentindo em relação aos serviços prestados por operadoras de internet, de telefone e de TV a cabo. Geralmente, as pessoas estão muito satisfeitas com os serviços de internet e TV, no entanto, os resultados deste ano foram os mais baixos desde que o ranking começou a ser realizado pela ACSI. O setor de internet fez sua primeira aparição na listagem e ficou com o pior índice, fechando com 69 na satisfação dos clientes.

O serviço de telefonia móvel subiu 2,9% em relação ao último ano, passando de 70 pontos para 72. A operadora Verizon Wireless superou a Sprint e tornou-se a empresa mais bem pontuada  no setor, com 73 pontos, enquanto a Sprint manteve sua classificação com 71 pontos do ano passado. A AT&T subiu 1%, fechando o período com 70%, e a T-Mobile foi a única operadora que atua nos Estados Unidos a postar queda de 1% no período, passando de 69 pontos em 2012 para 68.

Satisfação consumidores ACSReprodução: CNET

Quando o assunto são provedores de TV a cabo ou via satélite, a ACSI descobriu que os clientes não odeiam tanto os serviços prestados quanto costumavam. Depois de registrar uma estagnação na satisfação dos clientes nos últimos três anos, a pontuação do serviço de TV por assinatura subiu 3%, fechando com 68 pontos. Na maior parte dos casos, os consumidores se mostraram mais satisfeitos com os serviços de TV por fibra ótica ou via satélite do que o via cabo.

A Verizon, com seu serviço FiOS, fechou o período com a melhor pontuação entre as provedoras, com 73; a DirecTV ficou logo em seguida no ranking com 72 pontos em satisfação dos clientes e a AT&T, com o U-verse, registrou 71 pontos e ficou com o terceiro lugar. Todos as provedores de TV a cabo melhoraram sua avaliação em 2013, menos a Time Warner Cable que registrou queda de 5%, ficando abaixo dos 60 pontos.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL