Nokia e Samsung fecham acordo sobre disputa de patentes e ações desabam

Por Redação | em 01.02.2016 às 12h03

Nokia

A Nokia e a Samsung fecharam nesta segunda-feira (01) um acordo que coloca fim à disputa de patentes entre as duas companhias. Em 2013, a Nokia havia acusado a Samsung de não pagar o valor devido pela utilização de suas patentes. 

Com o acordo, a Nokia Technologies tem previsão de receber em torno de US$ 1,1 bilhão, quantia que irá refletir diretamente nas contas de 2015, além de um adicional de US$ 1,4 bilhão até 2018. No entanto, os analistas esperavam que a empresa finlandesa conseguisse mais dinheiro com o acordo, o que acabou não satisfazendo os investidores. Nas primeiras horas após o acordo, as ações da Nokia já haviam caído 10%

De acordo com informações da Reuters, os acionistas acreditam que a unidade de propriedade intelectual da Nokia acabou por ser desvalorizada depois que a empresa adquiriu a Alcatel-Lucent. Além disso, há dúvidas sobre a capacidade da empresa integrar os negócios da Alcatel-Lucent, o que pode gerar ainda mais perdas para a finlandesa.

Com o anúncio do acordo com a Samsung, a Nokia afirmou que a projeção é que o setor de patentes da empresa consiga gerar 800 milhões de euros em 2016, 100 milhões de euros abaixo das estimativas traçadas pelos analistas. Essa receita é uma avaliação atual da performance do negócio em conjunto com as estimativas de crescimento do mercado.

A Nokia conseguiu acumular ao longo das duas últimas décadas mais de 30 mil patentes. A unidade de smartphones e celulares da empresa foi vendida em 2013 para a Microsoft e, no ano passado, a finlandesa adquiriu a Alcatel-Lucent por 15,6 bilhões de euros.

Fonte: Reuters

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar