5

Liderança: conheça 11 conceitos simples para se tornar um líder melhor

Por Redação em | 07.02.2013 às 08h10

Liderança

Dedicação, atenção, talento e estudo são alguns dos elementos sempre citados para aquelas pessoas que desejam se tornar líderes e levar suas empresas para o topo do mercado. No entanto, Dave Kerpen, CEO da empresa de marketing social Likeable, afirma que existem muitas outras características importantes para quem quer ser líder e, claro, para os profissionais que querem melhorar seu papel de liderança.

Como parte da pesquisa para seu último livro, intitulado 'Likeable Business: Why today´s consumers demand more and how leaders can deliver', Kenper consultou muitos líderes empresariais de sucesso e conseguiu listar os pontos mais importantes para se ter sucesso em uma posição de chefia, publicando-os em seu perfil no LinkedIn.

Gráfico liderançaFoto: Divulgação

Confira abaixo a relação com as 11 características principais que um líder deve ter ou praticar:

1. Ouvir

Ouvir a opinião de outras pessoas é a base para qualquer relacionamento saudável. Os bons líderes costumam ouvir o que seus clientes e futuros clientes desejam, e eles também escutam os desafios que seus clientes enfrentam. Além disso, eles ouvem as ideias de seus colegas e estão abertos a novas possibilidades, bem como escutam acionistas, investidores e até seus concorrentes.

2. Contar histórias

Depois de ouvir a opinião de muitas pessoas, os bons líderes devem contar ótimas histórias a fim de vender seus produtos, mas, principalmente, a fim de vender suas ideias. Saber contar histórias é algo cativante e poderá agradar e conquistar seus futuros clientes.

3. Autenticidade

Os grandes líderes são exatamente como eles se descrevem, ou seja, são autênticos. A autenticidade é capaz de conquistar parcerias, bem como a humildade, já que as pessoas têm tendência a querer ajudar as pessoas verdadeiras a atingirem o sucesso. E além disso, os líderes de sucesso costumam ser transparentes e não separam sua vida pessoal da profissional - algo que foi conquistado com a presença dos líderes nas redes sociais.

4. Transparência

As pessoas de negócios que se interessam em manter alguns fatos de sua vida em sigilo podem acabar expostas. A abertura, transparência e honestidade são as armas ideiais para manter um relacionamento saudável com colegas, clientes e até familiares.

5. Trabalho em equipe

Não importa o quão pequena seja sua organização, você interage com muitas pessoas todos os dias. Permitir que as outras pessoas brilhem, incentivando ideias inovadoras, praticando a humildade e seguindo as regras do trabalho em equipe irá ajudá-lo a se tornar um líder mais simpático.

6. Capacidade de resposta

Um líder de sucesso tem sua capacidade de resposta muito aflorada e consegue se comunicar com a equipe, consumidores e investidores. Não importa o meio de comunicação (e-mail, correio de voz, tweet), o importante é mostrar que você se importa com a opinião das pessoas ao seu redor lhes respondendo prontamente.

7. Adaptabilidade

O mercado está em constante mudança e os líderes devem estar atentos a elas, e prontos para mudar junto. A humildade e a vontade de se adaptar ao novo são características essenciais para um líder moderno.

8. Paixão

As pessoas que amam profundamente o que fazem são capazes de empregar um novo valor ao seu produto, conquistando clientes e sua própria equipe. Encontrar e ampliar sua paixão por seu negócio irá afetar diretamente os resultados financeiros de sua companhia.

9. Surpresa e alegria

Todos nós gostamos de surpresas e de estarmos juntos de pessoas alegres. Um simples sorriso e um bom bate-papo podem surpreender seus consumidores e funcionários positivamente no dia a dia.

10. Simplicidade

O mundo está mais complexo do que antes, mas o que continua conquistando milhares de pessoas ao redor do mundo é a simplicidade, seja no design, no formato e em sua função. A capacidade de tornar ideias inovadoras e complexas em algo simples é garantia de sucesso para as empresas e líderes, com mais e mais pessoas comprando sua visão e ideal.

11. Gratidão

Os líderes simpáticos e de sucesso costumam demonstrar sua gratidão com colaboradores, clientes e mentores. Nada é capaz de tornar um líder mais presente e querido do que um bom e velho 'obrigado', já que nada se faz sozinho, e sim, com a participação de muitas pessoas.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL