Twitter e Facebook anunciam estratégias para se aproximar das emissoras de TV

Por Redação | em 07.10.2013 às 12h43

twitter

O Facebook está aumentando seus esforços para rivalizar com o Twitter e chamar a atenção de emissoras e produtoras de televisão. A rede social de Mark Zuckerberg deve anunciar nesta segunda-feira (07) seus planos para fornecer dados a respeito das interações de seus usuários sobre programas de TV de 10 canais em oito países.

De acordo com um relatório do The Wall Street Journal, entre essas emissoras de TV que devem passar a receber os dados do Facebook estão a britânica Channel 4, a STAR na Índia, ARD na França e Esporte Interativo no Brasil. Isso deve refletir o quanto os usuários do Facebook falam a respeito da programação dessas emissoras. O anúncio de hoje será feito na França por Dan Rose, o vice-presidente de parcerias do Facebook.

Esse movimento da rede social vem após outro anúncio revelado na semana passada, onde o Facebook dizia que tem planos para fornecer análises semanais e relatórios de engajamento para uma série de empresas de radiodifusão dos Estados Unidos.

As medidas adotadas pelo Facebook para atingir seus parceiros de TV são baseadas em um trabalho que o Twitter vem realizando com o Instituto Nielsen sobre a relação entre TV e mídias sociais. Ainda nesta segunda-feira, o Nielsen deve divulgar um relatório completo chamado "Nielsen Twitter TV Ranking". O relatório será o primeiro com rankings de TV baseados em dados da rede de 140 caracteres, contemplando o número de tweets postados sobre determinado programa e o tamanho da audiência que ele atinge.

Esse é um passo importante para o Twitter antes de seu IPO, porque a empresa vê os dados relacionados à TV como uma parte importante de seus planos de monetização. Fornecer dados sobre o envolvimento do telespectador também é uma parte fundamental da rivalidade entre a rede de microblog e o Facebook, que vem tentando desviar a atenção da importante parceria do concorrente com o Nielsen apresentando-se como uma fonte alternativa de informações potencialmente valiosas. 

A relação entre Twitter e o estudo da audiência de televisão se deve muito à popularização dos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Para ter uma ideia, 80% dos usuários de smartphones e tablets nos Estados Unidos assistem à televisão ao mesmo tempo em que usam seus aparelhos ao menos uma vez por mês, enquanto 40% costumam acessar pelo menos uma rede social enquanto assistem à programação televisiva.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar