Startup indiana começa operação no Brasil com serviço para busca de médicos

Por Rafael Romer RSS | em 17.03.2016 às 16h08

Practo

A startup indiana de serviços de saúde Practo desembarcou oficialmente no mercado brasileiro nesta quinta-feira (17) com duas soluções lançadas em São Paulo, marcando a primeira expansão internacional da companhia baseada em Bagalore para fora do continente asiático.

Voltado para consumidores finais, o Practo Search é um aplicativo gratuito disponível para smartphones, tablets e web que permite que usuários busquem por profissionais de saúde adequados às suas necessidades em um banco de médicos certificados na cidade – que vem sendo organizado nos últimos seis meses. As buscas podem ser feitas de acordo com o nome do médico, especialidade, sintomas da doença ou até por afiliação com convênio médico.

Após a consulta, pacientes também podem dar opiniões públicas sobre suas experiências com o profissional, que ficam visíveis para outros usuários dentro da plataforma. Em São Paulo, a plataforma já conta com mais de 5,3 mil médicos cadastrados, o que equivale a cerca de metade dos consultórios da cidade.

"Hoje, para encontrarmos um médico, perguntamos para amigos ou familiares. E nova visão é baseada nessas poucas informações que colhemos", comentou o co-fundador e CEO da Practo, Shashank ND, durante o lançamento do serviço, em São Paulo. "Mas para ter uma decisão mais informada, o Practo traz a lista de médicos de uma cidade com todas as informações, como localização, qualificação, especialização, além de feedback de outros pacientes".

Além da solução para pacientes, a startup lança também o software de gestão de consultórios e clínicas em nuvem Practo Ray, Comercializada em um modelo de subscrição, a ferramenta é uma espécie de ERP voltada para profissionais de saúde, que permite controlar opções como agendamento, gestão de cobranças, inventário, prontuários, histórico e receitas digitais através da interface.

A venda do sistema deve começar a ser realizada a partir desta quinta, mas a empresa não abre as estimativas de quantos clientes espera alcançar no Brasil. Globalmente, a Practo Ray é a ferramenta mais utilizada e principal fonte de renda para a companhia, e inclui uma série de soluções integradas – como o Practo Tab, um tablet customizado para aplicações médicas e fabricado em parceria com a Lenovo, que poderá ser disponibilizado no Brasil no futuro.

Com o início das operações por aqui, a Practo marca sua presença em seu 16º país, com um banco de dados de mais de 200 mil médicos e 40 milhões de consultas anuais em cerca de 50 cidades. 

Apesar de só terem sido lançadas nesta quinta, as operações brasileiras já começam como um dos três principais mercados para a Practo globalmente, que estima atingir 1 milhão de usuários no país em um período de 12 a 18 meses. 

A startup vê um mercado potencial de saúde de R$ 200 bilhões no país, e tem planos de expandir o serviço ao menos para as "cinco principais" cidades brasileiras em breve. De acordo com o CEO da companhia, o time da empresa já está em contato com médicos de outras regiões para cadastro na plataforma, que chega até o final do ano também no Rio de Janeiro.

As operações no Brasil também deverão funcionar como plataforma para preparar uma nova expansão da empresa para outros países na região da América Latina, segundo Shashank. No ano passado, a empresa recebeu duas rodadas de investimentos – de US$ 90 milhões, pela Tencent Holdings, e de US$ 30 milhões, pela Sequóia Capital – que devem abastecer a expansão da companhia, que deseja chegar a 100 cidades até o final deste ano.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar