O que é um monitor IPS?

Por Pedro Cipoli RSS

Apple Cinema LED Display

Embora não se trate de uma tecnologia exatamente nova, os monitores e televisores com tecnologia IPS (In-Plane Switching) têm despertado bastante atenção do público em geral. Mas a qualidade deles é tão superior quanto dizem?

Duas das principais características dessa tecnologia é a o seu alto ângulo de visão proporcionado pela posição horizontal das linhas do LCD (contra o alinhamento vertical dos monitores convencionais), chegando a 178 graus e a alta taxa de atualização de imagens, tipicamente 240 Hz, o que torna a transição de imagens mais suave, sendo ideal tanto em filmes quanto em jogos. Para comparação, uma monitor convencional tem um área de visão de 160º e taxa de atualização de 60 Hz.

Esses dois fatores combinados com uma alta resolução de tela são os responsáveis pela alta procura dessa tecnologia por parte dos mais exigentes em relação a qualidade visual. Um dos mais conhecidos no mercado é o Apple LED Cinema Display, que possui uma tela LCD com tecnologia IPS retroilumindada por LEDs combinados com a altíssima resolução de 2560x1440, conferindo uma qualidade acima do normal ao monitor. Alguns modelos mais acessíveis, produzidos por empresas como LG e Panasonic, também não fazem feio, então, da próxima vez que for comprar um monitor, pense seriamente e investir um pouco mais por uma qualidade bem superior de imagem.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar