O que é IPv6?

Por Ultra Downloads

O que é IPv6No início da década de 80, o IPv4 foi implementado como forma de organização padrão dos endereços de internet e durante décadas prestou ótimos serviços, mas está sendo gradativamente substituído pelo novo padrão IPv6 porque a quantidade de IPs suportados pela versão 4 simplesmente... acabou! Isso mesmo, os endereços da web como conhecemos (192.168.0.1, por exemplo), com suporte a no máximo 4.294.967.296 números diferentes já não é suficiente para suportar a quantidade de dispositivos que estão conectados à internet hoje em dia. 

Quando olhamos esse número, na casa dos bilhões, fica até difícil acreditar que eles possam se esgotar, mas a especificação original não previa que celulares, tablets, televisões e até geladeiras um dia seriam conectados à internet. O novo padrão, ou versão 6 do protocolo de internet, é capaz de suportar até 2128 endereços diferentes resultando em aproximadamente 3,4 seguidos de 38 zeros.

Além da necessidade real da mudança para suportar os novos computadores que serão conectados à internet, o IPv6 foi desenvolvido para dar conta de um conceito conhecido como computação ubíqua. Num futuro próximo teremos carros inteligentes, edifícios automatizados, equipamentos médicos controlados remotamente e muitos outros dispositivos que precisarão de um endereço único, fora a quantidade maciça de smartphones e tablets que estão saindo das lojas com conexões 3G e 4G.

Quando entrar em uma página com o endereço no formato  2012:0dbe:11a3:08f3:c3c9:8a2e:0370:6043, não se assuste, pois esse é o novo formato do IP, organizado em 8 grupos de números de 4 dígitos no padrão hexadecimal, já que por algum tempo veremos ambos padrões, IPv4 e IPv6, funcionando juntos na internet.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar