2

O que é Java, JRE, JVM e JDK?

Por Pedro Cipoli RSS | 18.04.2012 às 09h00 - atualizado em 25.06.2014 às 20h46

O que é Java, JDK, JRE e JVM?Muitos conhecem o Java como sinônimo de uma linguagem de programação orientada a objetos, mas o termo também se refere às inúmeras aplicações que utilizamos em nosso dia-a-dia quando navegamos na Internet. O próprio Android que utilizamos em nossos smartphones, assim como os aplicativos que instalamos nele, são desenvolvidos nessa linguagem.

Desde a sua criação no início dos anos 90 por James Gosling, da Sun Microsystems (que hoje pertence à Oracle Corporation) até os dias de hoje, o Java tem feito bastante sucesso tanto entre os programadores quanto usuários comuns por permitir um rápido desenvolvimento e por ter a capacidade de rodar em qualquer sistema que possua suporte à Java Virtual Machine (JVM), ou Máquina Virtual Java.

O sistema operacional Android de celulares é baseado em JavaAtravés da JVM, não importa em qual sistema operacional um programa foi escrito, seja Windows, Linux ou Mac OS, ele irá rodar sem a necessidade de modificações. Para ter a Máquina Virtual Java em seu sistema é necessário instalar o JRE (Java Runtime Environment), um programa gratuito que permite ao usuário rodar aplicativos Java em seu computador.

Para aqueles que desejam desenvolver aplicações, é necessário instalar o JDK (Java Development Kit), pacote que inclui tudo o que é necessário para escrever aplicações e também o JRE para poder rodá-los após finalizá-los. Muitos programadores fazem uso de IDEs (Integrated Development Environment) de programação, como Eclipse e Netbeans, para ajudá-los durante o desenvolvimento.

Muitos sites, normalmente com conteúdo multimídia (ou mesmo seu internet banking), necessitam que o usuário instale o Java para funcionar corretamente, e quando pedem para instalá-lo antes de continuar estão se referindo ao JRE, que inclui a JVM necessária para rodar os aplicativos necessários.

Programas em Java carregando no sistema

Lembra de alguma vez em que precisou instalar o Java para acessar algum conteúdo?

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL