Profissionais de marketing altamente qualificados sempre fazem essas 6 perguntas

Por Neil Patel RSS

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Muitos profissionais de marketing estão focados nas árvores, não na floresta. Eles estão tentando pegar o melhor tamanho do anúncio, melhor cor do botão CTA. Essas são coisas ótimas para serem levadas em conta, mas eu sugiro você a dar um passo para trás e olhar a floresta.

Alguns dos mais brilhantes profissionais do marketing pensam grande. Sim, a cor do botão é importante, mas existe toda uma floresta de questões que você deveria estar perguntando a sua empresa, seu público e a toda sua abordagem.

Veja aqui essas perguntas.

1. Como eu posso conseguir um público melhor?

Note que eu não disse grande, disse melhor.

O marketing gira em torno de público. Seu público são pessoas que escutam sua mensagem, consideram seu produto e dão a você o seu dinheiro.

Tudo depende da atenção, receptividade e resposta deles.

Mas você os aceita simplesmente quem eles são e o que fazem por você? Não. Você os muda. Como? Com informação. Com conteúdo.

Nessa discussão aparece o marketing de conteúdo, o rei de todas as técnicas de marketing. Entretanto, mais que uma técnica, marketing de conteúdo é um modo de existência, um modo de fazer negócio e um padrão de pensamento que caracteriza os maiores sucessos de marketing dessa geração.

Pegue a Apple como um exemplo. Os fanáticos fãs da gigante de eletrônicos estão famintos por informações. Existem empresas inteiras construídas por rumores vindos de Cupertino. As principais discussões na Apple viram notícias de destaque. Apple é uma empresa que usa informação – via marketing de conteúdo – para fazer sua marca crescer.

Esse é o sentido do marketing de conteúdo – dar ao seu público informações que dão forma aos seus pensamentos e compras.

Profissionais de marketing de sucesso gastam muito tempo criando estratégias para o marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo é capaz de transformar um público passivo em clientes ativos.

Isso me parece ser um público muito bom.

2. O que faz meu mercado alvo deseja?

Todo profissional do marketing deve conhecer seu mercado alvo. O seu negócio não está direcionado a todo mundo. Quem é o seu alvo?

Agora se pergunte...o que eles anseiam?

Uma verdade simples da humanidade é que as pessoas se lutam para obter o que almejam. Desde os fundamentos de Maslowian de comida e água às avançadas nuances da moralidade e espontaneidade, as pessoas querem ter suas necessidades atendidas.

Como profissional do marketing, seu trabalho é atender às suas necessidades. Não presuma que você: 1) sabe o que seu público alvo quer, ou 2) que você já está dando a eles o que precisam.

Os desejos do seu mercado alvo estão sempre mudando, ainda que ligeiramente. Quanto mais você descobrir, mais sucesso bem sucedido será.

3. O que o meu mercado alvo teme?

Essa pergunta atinge o coração de um dos mais formidáveis poderes do profissional do marketing: o poder da dor.

A dor e os seus assistentes (o medo e a ansiedade) são direcionadores poderosos do comportamento humano. Quando você determinar quais os medos o seu público está enfrentando, você poderá então descobrir como lidar com esses medos.

Veja aqui o que acontece quando você entende e lida com o medo do seu público alvo:

  • Eles confiam em você.
  • Eles voltam para você.
  • Eles compram de você.

4. O que diz a ciência?

O campo do neuromarketing é cheio de descobertas que devem influenciar seus esforços em marketing.

Neuromarketing é elaborado a partir da neurociência. Neurociência é um campo da psicologia e neuroquímica que busca entender o sistema nervoso humano e a sua influência na cognição e no comportamento.

Antes de pensar que esse confuso campo da ciência pareça estar longe do campo do marketing, pense novamente.

Marcas como Coca-Cola, Frito-Lay Google, Yahoo, PayPal e Walt Disney gastaram milhões de dólares em pesquisas neurocientíficas e obtiveram o retorno de todo esse dinheiro em forma de indiscutíveis ROI.

O que as pessoas pensam quando elas veem um painel de controle, uma calota da roda de um carro ou um paraquedas? Talvez elas não sejam capazes de explicar verbalmente, mas seus cérebros estão fazendo algo eletronicamente. Essa informação pode ser extraída através de inovações das pesquisas neurocientíficas. Por sua vez, essas descobertas podem afetar em como e o que uma pessoa irá comprar.

Talvez você não vá investir em eletrodos, mas você pode prestar atenção nas descobertas da neurociência e como estas podem moldar sua estratégia de marketing.

5. O que mostram os estudos de caso?

Bons profissionais do marketing são curiosos sobre estudo de caso. Estudos de caso são detalhados, analíticos e talvez um pouco seco, mas eles são fontes de valiosas informações de marketing.

Eu sou um colecionador de estudo de caso. Eu escrevo estudos de caso. Eu testo meu próprio site para estudos de caso.

Estudos de caso te mostram princípios que podem ser aplicados nos seus negócios. Se a empresa XYZ foi capaz de usar infográficos para obter 60.000 visitantes únicos, então, talvez você possa aplicar o mesmo em sua empresa. Por que não?

Continue perguntando: “O que mostram os estudos de caso?”.

6. O que o teste prova?

Agora eu atingi o ápice – a pergunta que você deveria se perguntar diariamente.

O que o teste prova?

Compreender seu público é maravilhoso. Conhecer neurociência é um diferencial. Estudos de caso são ótimos, mas teste te dá o poder do conhecimento sobre o que funciona e o que não.

Eu sou um proponente de Teste A/B, um método extremamente rentável para descobrir o que te dará mais conversões. Quanto mais você testa, mais você aprende. A melhor coisa sobre isso é que, se você estiver conduzindo os testes da maneira correta, os resultados serão irrefutáveis.

Conclusão

Profissionais do marketing podem facilmente ser vítima do modismo, conselhos equivocados e métodos da idade da pedra.

Entretanto, se você começar a fazer as perguntas certas, as respostas certas chegarão. Estas seis perguntas podem ser o que seu negócio precisa para sair da inércia e decolar.

Qual pergunta sobre marketing você deveria fazer a si mesmo?

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Um dos melhores profissionais de marketing do mundo pela Forbes, WSJ e Entrepreneur.

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