Criador da Swift e líder da equipe do Xcode deixa Apple

Por Redação | em 10.01.2017 às 17h40

Apple Swift

Chris Lattner, um veterano da Apple, anunciou nesta terça-feira (10) que está deixando a companhia após mais de uma década trabalhando para a Maçã. Ele se tornou muito conhecido perante a comunidade de desenvolvimento por ser a figura por trás da linguagem de programação Swift.

"Estou feliz em anunciar que Ted Kremenek assumirá o cargo de "Líder de Projeto" no projeto Swift, gerenciando a responsabilidade administrativa e de liderança da Swift.org. Isso reconhece o incrível esforço que ele já vem dedicando ao projeto, e reflete uma decisão que eu tomei para deixar a Apple no final deste mês para perseguir uma oportunidade em outro espaço", escreveu.

Ele disse ainda que pretende continuar sendo um membro ativo do Swift Core Team, bem como um colaborador para a evolução da linguagem. Quanto ao futuro da Swift, Lattner acrescenta que o Swift 4 está atualmente em desenvolvimento e será liberado sob a liderança do Kremenek. Ainda em dezembro de 2016, a Apple confirmou o lançamento do Swift 3.1 para este ano. 

A Swift é uma linguagem de programação de código aberto da Apple usada no iOS, MacOS, TVOS, watchOS e Linux. A primeira versão foi lançada em 2014, enquanto o Swift 3.0 foi liberada em setembro deste ano com o lançamento da versão mais recente dos sistemas operacionais da Apple.

Lattner também é uma das cabeças por trás do LLVM (anteriormente Low Level Virtual Machine), tanto que a Apple o contratou visando usar essa infraestrutura em sistemas próprios, como Mac OS X e iOS. Desde 2005 trabalhando na empresa, ele também chefiou projetos com foco em desenvolvedores, como o Xcode.

Fonte: Swift.org

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome