Big Data auxilia empresas na busca por novos funcionários

Por Redação | em 24.01.2014 às 10h00

Big Data

O Big Data já é uma opção consolidada quando o assunto são as tomadas de decisão ou o conhecimento dos clientes. Aos poucos, porém, a tecnologia de análise de dados começa a surgir como uma boa forma de auxiliar as empresas a encontrarem os candidatos ideiais para vagas de emprego em aberto.

Uma reportagem do site Marketplace Tech usa o site AfterCollege.com para exemplificar tal tendência. A ferramenta existe desde 1999 e permite o cadastro de estudantes de nível universitário, interessados em um emprego nas empresas cadastradas no serviço. Vagas de trabalho ou estágio, por exemplo, compunham relatórios periódicos enviados por email.

Em 2013, porém, a diretoria do site percebeu que as preferências dos candidatos e as vagas escolhidas por eles poderiam servir também para o lado inverso. Usando algoritmos matemáticos, o AfterCollege passou a enviar para as empresas cadastradas indicações de estudantes que se encaixavam nas especificações de um determinado posto, além de melhorar o sistema de recomendações para os alunos.

A vice-presidente de RH do site CareerBuilder.com, Rosemary Haefner, afirma que a evolução desse tipo de ferramenta é extremamente bem vinda. Segundo ela, enquanto os Estados Unidos se recupera de uma crise, os métodos de localização e contratação de pessoas ainda é obsoleto, baseado no envio simples de currículos e na expectativa de que os empregadores realmente lerão todo o volume de material recebido.

A tecnologia também está mudando as técnicas de recrutamento. Recém-fundada nos Estados Unidos, a Knack é especializada em criar jogos que auxiliem os departamentos de RH a encontrarem os funcionários ideais. O primeiro trabalho da companhia é o Wasabi Waiter, onde o candidato controla um garçom que deve realizar diversas tarefas simultaneamente para manter os clientes satisfeitos.

Na opinião de Erik Brynjolfsson, que é conselheiro da Knack e diretor do centro de negócios digitais do MIT, o uso do Big Data para recrutamento de pessoas pode resultar em trilhões de dólares em economia nos anos futuros. Para ele, a eficiência na contratação resulta em funcionários mais adequados para as diversas funções disponíveis e na garantia de empregados mais contentes com aquilo que fazem.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome