As melhores ferramentas do mercado para Business Intelligence

Por Diego Elias RSS | em 23.04.2014 às 11h27 - atualizado em 22.06.2015 às 16h43

Business Intelligence

Como sabemos, o sistema de Business Intelligence (BI) não é algo simples de ser concebido e desenvolvido. Depende de várias circunstâncias que incluem desde a expertise do profissional de BI, até a organização dos processos internos da empresa. Mas uma coisa é certa: ao final de tudo, o sucesso da solução dependerá de uma boa ferramenta de BI.

São muitas as ferramentas de BI existentes no mercado. Elas são as responsáveis pela interface que o usuário final terá com as informações armazenadas na estrutura de BI, que normalmente estará armazenada no Data Warehouse. Ou seja, ela é a vitrine que o analista de negócios ou gestor terá com o BI, por isso a grande importância da ferramenta dentro da solução como um todo.

Leia também: Cursos online e ferramentas gratuitas para empreendedores

A ferramenta deve transmitir, principalmente, velocidade, robustez e facilidade de uso. Com ela podemos ter uma grande adesão no uso do BI, como também criar apatia do usuário. Por isso a seleção de qual ferramenta utilizar é um dos grandes desafios no projeto.

Mas ferramenta cara não é sinônimo de melhor plataforma para os negócios. Elas devem ser avaliadas caso a caso, vendo o custo-benefício de cada uma na realidade da empresa. Existem ferramentas gratuitas boas, que atendem pequenas e médias empresas e as enterprise que são para as médias e grandes corporações.

A Gartner Group é uma respeitada entidade que a cada ano avalia a adesão de todas as ferramentas de BI no mercado e as coloca em ranking. A Gartner analisa cada fornecedor de BI e Análises e mostra as posições relativas de cada um no mercado. As posições são disponibilizadas pela entidade através do chamado “quadrante mágico”.

Veja abaixo a recente classificação do “quadrante mágico” da Gartner:

Business Intelligence Gartner

O ranking se baseia na posição do uso dessas plataformas pelo mundo. O “quadrante mágico” também auxilia as decisões das empresas avaliadas no que tange a inovação e estratégia de mercado para os próximos anos.

Apesar do ranking, a escolha de uma dessas ferramentas não é algo tão fácil quanto parece, pois devem ser levados em consideração muitos aspectos que apenas a própria organização poderá responder. Características como custo, desempenho, atualização, interface, licença de uso, suporte da plataforma e volume de dados são exemplos de aspectos que deverão ser avaliados para adequação à realidade de cada empresa contratante. 

Portanto, as plataformas são essenciais ao pleno funcionamento e utilização da solução de BI. A afinidade da ferramenta pelos usuários é um fator crítico de sucesso, devendo então ser levado em consideração a usabilidade da aplicação. Por isso a importância da prospecção dessas ferramentas pelo profissional de BI para conhecimento e adequada aquisição da plataforma mais apropriada para a organização.

Foto da vitrine: everything possible/Shutterstock

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar