BNDES anuncia fundo de R$ 500 milhões para investir em startups

Por Redação | em 27.03.2017 às 16h50

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) anunciou que lançará em abril chamada pública para contratar o gestor de um fundo de R$ 500 milhões destinado às startups brasileiras.

A intenção é que as empresas que recebam estes recursos tenham baixo nível de maturação e grande potencial de inovação. Ainda não está definida qual será a participação do banco no fundo, mas a previsão é que o BNDES entre com, no máximo, metade do valor total estimado para a iniciativa.

O fundo para startups será do tipo "venture debt", ou seja, vai comprar títulos de dívida de empresas de inovação em estágio inicial. "A ideia não é só dar capital, é monitorar e se cercar de garantias de que os recursos vão para aqueles projetos", ressaltou Eliane Lustosa, diretora do BNDES.

A diretora também destacou que há dificuldades para um banco público financiar este tipo de projeto, diante da alta taxa de mortalidade de startups no país. "Hoje, a cada 10 empresas, oito morrem. Mas as duas que sobram podem dar retornos excelentes", argumentou.

Fonte: Folha de S.Paulo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome