Você está preparado para ser o líder tecnológico que sua empresa precisa?

Por Colaborador externo RSS | em 20.04.2017 às 21h25

Liderança

Por Caroline Borges*

Liderar equipes e gerir pessoas sempre foram tarefas desafiadoras, em qualquer área. Com a transformação digital, um novo desafio se faz presente: ter um bom conhecimento sobre o uso das novas tecnologias e saber o que acontece de novo no meio tecnológico.

Muitos gestores pensam que apenas lideres de TI ou de empresas desse setor devem se aprofundar nas novas tecnologias. Esse engano pode ser determinante para um eventual fracasso na liderança. O chefe, hoje, precisa ser dinâmico, saber fazer bom uso de dispositivos móveis e conhecer as principais tendências digitais, mesmo que o campo de atuação da empresa não tenha esse nível de exigência.

Isso porque, atualmente, todo processamento, controle, checagem e feedback estão cada vez mais baseados em estruturas de gestão dentro de ferramentas tecnológicas. O líder precisa, sim, conhecer profundamente a atividade principal da empresa, mas também deve ter a capacidade de fazer o link da gestão em si com as ferramentas mais modernas e práticas disponíveis.

A transformação digital também significa condições de trabalho muito mais flexíveis. Muitas profissões modernas não dependem de um local e horário fixos para o desenvolvimento da atividade. Por exemplo, o controle das tarefas e o acompanhamento de um liderado que trabalhe remotamente, em horários diferentes do padrão 8h-17h, é muito mais fácil se for feito por meio digital.

Outro ponto importante é que o comportamento do próprio colaborador mudou. As pessoas esperam transparência total do gestor em passar informações sobre os projetos que estão em desenvolvimento e o feedback do trabalho realizado. Algo bem mais fácil de ser feito por meio da tecnologia.

Ter esse conhecimento sobre a tecnologia e as novas tendências também é fundamental para estar mais próximo da realidade do colaborador e entender seus desejos. A força de trabalho hoje é em sua maioria formada por jovens de até 30 anos, que convivem desde pequenos com os avanços tecnológicos.

Os líderes que não se adequarem a essa nova realidade, que não utilizarem ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão e tragam fluidez ao trabalho, não vão se consolidar como gestores. Empresas modernas e dinâmicas precisam de lideranças que tenham esse mesmo comportamento para seguir na jornada para o sucesso. Você está preparado para ser esse tipo de líder?

*Caroline Borges é Gerente de Gestão de Pessoas da VERT, empresa integradora de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome