Startup brasileira cria plataforma online de apaixonados por discos de vinil

Por Redação | em 13.03.2017 às 20h38

Disco de vinil

Com o mercado global de discos de vinil aquecido e em constante crescimento nos últimos anos, os apaixonados por música e entusiastas têm acompanhado este segmento — anos atrás visto como parte de uma cultura, história e nostalgia —, transformar-se em um estilo de vida moderno e marcante.

A partir dessa visão do mercado, os empreendedores brasileiros Emílio Malaman, Addo Del Grossi, Iglá Generoso e Oswaldo Maurício Neto uniram a paixão pelo vinil, e também pela tecnologia, para criar o Vinil180. Uma plataforma digital que permite aos apaixonados por vinil descobrir, compartilhar e comprar discos de vinil ao redor do mundo.

O lançamento oficial da plataforma digital aconteceu durante o SXSW 2017, que é realizado na cidade de Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos. Um dos maiores eventos globais de música, inovação e economia criativa, que já foi palco do lançamento de grandes empresas digitais como o Twitter e o Foursquare.

Para o CEO e fundador do Vinil180, Iglá Generoso, "encontrar no mercado nacional e internacional, discos dos estilos de música e artistas favoritos, não é uma tarefa fácil para os apaixonados por vinil. É nosso principal desafio criar um grande acervo qualificado de discos e facilitar o acesso da nossa comunidade a esse acervo".

Outro objetivo do Vinil180 é aquecer a economia desse segmento de mercado, dando mais visibilidade para as lojas em âmbito nacional, além de conectá-las com o mercado global. O site já possui uma versão em inglês e aceita meios de pagamentos internacionais.

A tecnologia como diferencial

O desafio tecnológico para criar o maior acervo global de discos de vinil começa com tecnologia de ponta e uma arquitetura escalável.

Para o CTO e fundador da stratup, Addo Del Grossi, “a arquitetura tecnológica baseada em big data e aprendizado de máquina acelera a busca por discos de vinil em alcance global e ajuda nosso time de curadoria a integrá-los na plataforma. Essa tecnologia também tende a evoluir, personalizando as recomendações de tendências, novidades e raridades para nossa comunidade, de acordo com seus estilos de música e artistas favoritos de cada usuário".

Curtiu a ideia? A equipe do Vinil180 fará uma transmissão ao vivo, através de sua página no Facebook. Serão abordados temas como desafios do mercado de vinil e do Vinil180, além de compartilhar a experiência de desenvolver um negócio digital (startup). No final, a equipe responderá às perguntas enviadas pelos usuários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome